I Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária

18 Jun,2021

Organização: SPMI - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Local: Centro de Congressos da Alfândega do Porto

A Hospitalização Domiciliária é uma realidade em Portugal, tendo por missão contribuir para o melhor nível possível de saúde e bem-estar dos indivíduos, que necessitem transitoriamente (i. é, durante fase aguda ou crónica agudizada da doença) de cuidados de nível hospitalar, oferecendo-lhes um serviço de qualidade com o rigor clínico e a visão holística e humanizada da Medicina Interna, sempre que a permanência no hospital seja prescindível. Progressivamente têm aberto mais unidades por todo o país. Assim, atualmente contamos já com 29 unidades em funcionamento e mais se encontram a organizar o início de atividade – a aventura toma corpo e cumprimos objetivos.

O sistema de saúde reinventa-se. A uniformização e a normalização dos modelos e dos cuidados prestados são agora uma preocupação.

Precisamos de formar, acompanhar e avaliar. O NEHospDom surge com este objetivo e, também, como uma plataforma de facilitação à partilha de experiências e de produção de ciência. Agora importa fazermos um trabalho contínuo e conjunto. Promover cuidados hospitalares do domicílio tem sido um desafio que foi elevado pela pandemia a SARS-CoV-2 que atualmente vivemos. As UHD têm-se adaptado e reinventado na forma como cuidam dos doentes e como constroem os seus circuitos.

Este 1.º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária, que viu a sua primeira data adiada por causa desta pandemia, tem, sem dúvida, um papel-chave na partilha, inovação e formação entre todos.

O congresso será híbrido permitindo assim que todos possam estar presentes com a máxima segurança. Apelo, desta maneira, para que todas as unidades criadas e em formação possam enviar representantes das diferentes áreas – irá haver espaço para a partilha conjunta e a criação de ciência em Hospitalização Domiciliária. Para melhor cuidar dos doentes em sua casa, temos de partilhar experiências no 1.º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária.

Contamos com todos,

Francisca Delerue
PRESIDENTE DO 1.º CONGRESSO NACIONAL DE HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIÁRIA

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Data: 18 e 19 Junho
Local: 
Centro de Congressos da Alfândega do Porto

ALOJAMENTO
A organização efetuou reservas em alguns hotéis cerca do Centro de Congressos.
Todos os pedidos de reserva, cancelamentos e alterações devem ser efetuados por email para a agência de congressos e eventos, The House of Events.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS AQUI

APM