Realizou-se no dia 25 de outubro (Dia Nacional do Mutualismo) no Porto, a 12ª Conferência Anual da Associação Mutualista dos Engenheiros, organizada em conjunto com a Região Norte da Ordem dos Engenheiros, dedicada à ligação entre a solidariedade e a habitação.

A iniciar a Conferência o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AME, Eng. Francisco Sousa Soares, deu as boas vindas, referiu a importância da ligação entre as Mutualidades e as Misericórdias, e destacou os bons exemplos da habitação no Porto. 

Durante a Sessão de Abertura foram atribuídos os títulos de Associado Honorário da AME à Santa Casa da Misericórdia do Porto e à Santa Casa da Misericórdia de Gaia. Usaram da palavra os respetivos Provedores Dr. António Tavares e Dr. Manuel Moreira. 

O Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros Eng. Bento Aires enfatizou a importância da Conferência se realizar no Porto, integrada no Dia Regional do Engenheiro do Norte. O Arq. Pedro Baganha, Vereador da Câmara Municipal do Porto, elencou os desafios presentes e futuros da habitação no Porto, e o Bastonário Eng. Fernando Almeida Santos realçou a importância da apresentação de recomendações ao poder político na área da habitação.

Em representação da Direção da AME o Eng. António Carrasquinho de Freitas assinou um Protocolo com a Laços com Futuro. Foi ainda assinado um Protocolo de cooperação com a Mútua dos Engenheiros do Brasil.

Depois de uma conferência do Membro Honorário Eng. Manuel Reis Campos sobre a importância da reabilitação urbana, realizou-se um Painel dedicado a receber “Contributos para desatar o nó cego do problema da habitação”, com intervenções muito relevantes do Eng. Hipólito de Sousa (Sopsec), da Dra. Filipa Melo (Domus Social) e do Eng. António Carlos Rodrigues (Grupo Casais), onde foram apresentadas diversas sugestões para conseguir resolver o problema da habitação nos próximos anos. O debate foi moderado pela Engª Ana Quintas do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros.

Refira-se também o significado da visita ao Museu da Misericórdia do Porto no dia 26, de um grupo de mais de 100 Engenheiros.

APM