A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição conta com mais de 150 anos de existência, são 151 anos, para sermos precisos, comemorados no passado dia 18 de novembro.

A história da instituição funde-se com a história da nossa terra, história que tem sido trilhada em conjunto no último século e meio.

Estes 150 anos só foram possíveis porque esta “mutualista” sempre foi acarinhada pela comunidade e sempre granjeou a confiança dos associados que, desde a fundação da instituição, quiseram fazer parte da mesma, contribuindo com as suas quotas e colaboração, para que a associação pudesse sempre cumprir o seu desígnio: “auxiliar os mais desfavorecidos”.

Esse sentimento e essa relação de proximidade permanece até aos nossos dias e permite que orgulhosamente, hoje, a UMNSC conte com cerca de 3600 associados, número que a mutualista do montijo quer fazer crescer.

Os associados são o maior ativo e a força motriz desta instituição, é com os associados e para os associados que a UMNSC tem percorrido este trajeto, enfrentando desafios e encontrando soluções que respondam às suas necessidades, bem como às de toda a comunidade montijense.

É para a comunidade e, em primeiro lugar, para os associados que a UMNSC trabalha. Por isso, a política de valorização da condição de associado e a procura incessante de mais e melhores benefícios para estes foi um compromisso que este Conselho de Administração assumiu e que tem vindo a consolidar.

Ainda em dezembro último, na Assembleia Geral de apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2024, foram apresentados novos benefícios para os associados. Neste caso concreto, os benefícios aos associados foram melhorados na componente de Serviço de Saúde ao Domicílio, numa parceria com a RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades. Este serviço funcionava durante o período noturno de todos os dias úteis e 24h aos fins de semana e feriados e, a partir deste ano, o serviço de Saúde ao Domicílio passou a estar disponível para os associados da UMNSC 24h por dia, 365 dias por ano, sendo que o preço das consultas ao domicílio foi ainda reduzido de 20€ para 15€. Este Serviço de Saúde comtempla também serviços de enfermagem e de fisioterapia no domicílio e garante transporte gratuito de emergência para meio hospitalar, se o mesmo for decidido pelo médico durante a consulta. Algo que vem melhorar, de forma significativa, os benefícios oferecidos aos associados da instituição na área da saúde/apoio médico.

Mas, os benefícios para os associados da UMNSC não se ficam por aqui, apenas para ilustrar de forma rápida, os associados têm, entre outras vantagens:

  • Serviços de enfermagem no domicílio com o valor de 10€;
  • Serviços de fisioterapia no domicílio com o valor de 15€;
  • Vídeo-consultas de Clínica Geral gratuitas, em alternativa às consultas ao domicílio;
  • Benefícios na farmácia de 10% ou 20% sobre o valor de todo o receituário, consoante a idade do associado seja inferior ou superior a 65 anos;
  • Preços vantajosos em todas as consultas de especialidades médicas na clínica CUF Montijo;
  • Redução 10% de no valor dos exames feitos na clínica CUF Montijo;
  • Consultas de clínica geral a preços reduzidos na Clínica União Mutualista (17€ para associados e 50€ para o público em geral);
  • 1ª hora de parqueamento automóvel gratuito para acesso à Farmácia, Clínica e Balcão do Associado;
  • … (entre outros)

De notar que todas estas vantagens e o acesso aos serviços prestados pelas diversas valências implicam ao associado o pagamento de uma quota que atualmente tem o valor de 4€ por mês, sem limite de idade!

Para beneficiar de todas estas vantagens, pode tornar-se associado da UMNSC no Balcão do Associado, no edifício da Clínica União Mutualista, junto à farmácia, na Rua do hospital, no Montijo. Também pode fazê-lo ou saber mais informações através do e-mail [email protected].

Centrando-nos um pouco na nossa história…

A fundação da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição remonta a 1872, ano em que El-Rei D. Luís I, “considerando que as sociedades desta natureza tendem a melhorar a sorte dos associados e muito contribuem para a sua moralização”.

O objetivo primeiro da instituição foi auxiliar os mais desfavorecidos perante a morte, apoiando com as despesas de funeral, assegurando a todos a mesma dignidade, independentemente da sua condição económica e social.

A UMNSC é uma instituição voltada para o futuro…

Ao longo da sua existência a UMNSC evoluiu, adaptou-se e respondeu sempre aos desafios colocados pela comunidade, defendendo os valores assentes na cidadania, igualdade, inclusão social, respeito, responsabilidade e solidariedade, valores que se fundem com os princípios do mutualismo. Hoje, desenvolve mais de uma dúzia de valências que se distribuem pelas áreas da saúde, educação e apoio social e que cruzam toda a comunidade, desde a infância ao idoso, passando pela população em geral.

Podemos compreender a importância da UMNSC na comunidade percebendo o âmbito da sua intervenção:

Na Infância/educação

Os equipamentos Casa da Criança e Centro Infantil António Marques oferecem os serviços de Creche e Pré-escolar a mais de 320 crianças diariamente.

Os princípios orientadores seguidos nestes dois equipamentos procuram reconhecer, em cada criança, o seu valor e dignidade, promovendo uma cidadania ativa e estimulando a curiosidade, a autonomia e a sua capacitação para resolver problemas. A tolerância, os valores da ecologia e o respeito pelas diferenças estão na base dos projetos educativos desenvolvidos.

Na área do Idoso

A UMNSC apoia cerca de 174 utentes nas valências de Lar (ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Estes serviços dedicados ao idoso procuram acompanhar as transformações demográficas, sociais e familiares que se verificam nos nossos dias.

A intervenção da UMNSC pretende contribuir para melhorar a Qualidade de Vida dos utentes e das suas famílias, para evitar situações de dependência e promover a autonomia, bem como para assegurar os cuidados de ordem física e apoio psicossocial necessários aos utentes.

Na área do idoso, este ano, foi concretizada a implementação, a 100%, de um novo software informático que compreende todos os registos dos utentes. Verificou-se uma modernização e evolução que consideramos ser de extrema importância, quer para o dia a dia de todos os colaboradores, quer para os utentes e seus familiares. Esta é uma plataforma onde toda a informação relativa a cada utente é atualizada e registada ao minuto, com acesso online por parte dos respetivos familiares. Valorizando, desta forma e cada vez mais, uma comunicação próxima, eficaz e adequada.

Na Saúde

A associação tem ao serviço da população a Farmácia União Mutualista, uma farmácia social que oferece assistência medicamentosa e serviços diversos de monitorização da saúde a toda a população (todos os associados, atualmente cerca de 3.600, têm benefícios na farmácia).

Fundada em 1912, a Farmácia da União Mutualista é uma referência na região. É certificada pela Norma ISO 9001 seguindo, por isso, elevados padrões de qualidade em todos os seus procedimentos e conta com uma equipa orientada para satisfazer e acompanhar as necessidades dos clientes. Prova dessa aposta na inovação e na prestação de cada vez mais e melhores serviços, a Farmácia União Mutualista tem já disponível uma área de medicamentos para uso veterinário, com um espaço exclusivamente dedicado aos animais de companhia.

A Clínica União Mutualista oferece aos associados e a toda a população consultas de Clínica Geral. Trata-se de uma solução de proximidade e com capacidade para dar uma reposta às necessidades imediatas dos montijenses. A Clínica União Mutualista funciona em parceria com o SNS e tem a capacidade de prescrever MCDT, Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, vulgo “credenciais do SNS”.

A UCCI – ACREDITAR – tem como missão garantir o bem-estar e qualidade de vida das pessoas com doenças ou processos crónicos e com diferentes níveis de dependência que necessitam de cuidados clínicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio psicossocial, proporcionando-lhes cuidados conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento da situação de dependência.

A Unidade de Cuidados Continuados da UMNSC dispõe de um acordo para 28 utentes.

Outras respostas sociais

O Centro Comunitário Mais Cidadão dá apoio a cerca de 240 utentes, famílias e jovens da comunidade. O seu foco é o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social. Presta apoio em diversas áreas sociais, como o fornecimento de géneros alimentares, desenvolvimento de competências, promoção de saúde e bem-estar, atividades lúdico-pedagógicas e animação sociocultural e recreativa.

A Casa Abrigo assume a missão de acolhimento temporário de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos/as menores ou maiores. Esta unidade da UMNSC está integrada na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e tem capacidade para acolher 25 utentes, entre mães e filhos/as.

A postura de olhar para a comunidade e perceber de que forma lhe pode ser útil é uma constante. É desta forma que a UMNSC concretiza a sua política de aproximação à comunidade e ao associado.

Ainda recentemente se verificou:

  • O alargamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), realizado pelo Centro Comunitário Mais Cidadão, que passou a abranger uma nova freguesia da cidade do Montijo. Este serviço assegura o atendimento e o acompanhamento social, de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como o atendimento em situação de emergência social;
  • A aprovação de duas Candidaturas no âmbito do PRR, para reestruturar edifícios e redimensionar valências nas áreas da infância e do idoso, que vão potenciar ainda mais a intervenção da UMNSC junto destes públicos;
  • A celebração de um Acordo de Parceria Local, com a Autarquia, no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas, na Área Metropolitana de Lisboa, que se concretiza no Programa de intervenção Mediadores Comunitários In`Bairro. Este é um projeto de mediação comunitária que tem como territórios alvo os Bairros da Calçada, Afonsoeiro, Esteval e Caneira, numa lógica de proximidade para com a população e de articulação colaborativa com as respostas sociais existentes no tecido social de Montijo.
  • O início de obras num equipamento da UMNSC onde se irá desenvolver uma nova resposta social, através de um Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES). Esta valência terá como objetivo auxiliar os seus utentes no desenvolvimento de um plano de autonomização estabelecido para a sua reinserção social eficaz, bem como na concretização de estratégias promotoras da saúde e de bem-estar global.

Como referiu Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da UMNSC, na AG de dezembro último: “As adversidades só podem ser ultrapassadas através do crescimento da União Mutualista, com mais e melhores serviços, potenciando ainda mais a presença transversal e multidisciplinar que a instituição assume na comunidade que serve há mais de 150 anos”.

Confirmando que “A UMNSC pretende desenvolver novos projetos e alargar valências nos próximos anos, não só para concretizar a missão da instituição, mas também para a tornar mais resiliente e capaz de responder positivamente às obrigações a que está sujeita.”

Efetivamente a União Mutualista herdou essas obrigações quando se viu confrontada, num passado recente, em 2017, com uma dívida de curto prazo superior a 10 milhões de euros, que inviabilizava o cumprimento de quaisquer compromissos, mesmo os mais básicos e que tornou a instituição praticamente inoperante.

A administração da UMNSC empreendeu uma profunda reestruturação, de modo a tornar a instituição gerível, funcional e capaz de uma prestação de serviços condizente com a qualidade que a associação quer oferecer aos seus associados, aos seus utentes e à comunidade.

Com esse intuito, em pleno processo de reestruturação, a UMNSC assumiu o exigente desafio da Certificação de Qualidade.

O processo foi abraçado por todos na UMNSC, independentemente da sua área de trabalho ou função e essa foi a chave para o sucesso do mesmo.  

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição tornou-se no final de 2019 a primeira e, até hoje, a única mutualista no nosso país a obter a certificação de qualidade em todas as suas valências, serviços e equipamentos.

O empenho de todos foi determinante.  É por isso que as “Pessoas” são fundamentais, certamente o maior ativo de qualquer organização, quando se afirmam como uma força positiva e construtiva dessa organização e, neste caso, alinhados com os princípios do mutualismo.

São essas Pessoas, a equipa da UMNSC, hoje com cerca de 200 profissionais, que tem conseguido que a Certificação de Qualidade seja uma realidade e que, tal como aconteceu em 2019, tem vindo a ser renovada anualmente em todas as áreas em que obteve esse reconhecimento.

Percebendo que o foco de atenção da instituição tem de estar no exterior e que é fundamental estabelecer uma comunicação efetiva com a comunidade que serve, a administração da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição reformulou a imagem institucional da organização e redefiniu os canais para melhor comunicar com os seus associados e com toda a população.

Um novo site, uma gestão positiva das redes sociais e uma motivação para partilhar informação relevante com todos os interlocutores, tem sido um dos vetores da estratégia definida pelo Conselho de Administração, como forma de aproximar e conseguir uma comunicação mais fluida com a população e com as novas gerações.

O lançamento do Balcão do Associado, foi uma das ferramentas de comunicação e gestão de todas as questões dos associados que a UMNSC implementou para facilitar e dar uma nova dinâmica à relação que a instituição tem com os seus associados.

Necessitando de uma gestão rigorosa e profissional, capaz de manter a UMNSC na viagem que começou há 150 anos, é com as suas Pessoas que a UMNSC conta para concretizar os seus projetos e prolongar, cada vez com mais Qualidade, a missão da instituição, consumada no trabalho das equipas de todas as valências que servem todos os dias mais de 1000 utentes/clientes.

A UMNSC, através desta administração, quis reiterar o compromisso que certamente levou os responsáveis em 1872 a fundar a instituição: “responder aos anseios da população”.

Tal objetivo obriga-nos, muitas vezes, a encontrar soluções “fora da caixa”. Foi o que aconteceu durante a pandemia e que levou a UMNSC a ser reconhecida nos Prémios Saúde Sustentável, Edição Especial 2020, onde foi distinguida na categoria Boas Práticas em Contexto Covid-19, que muito orgulhou toda a instituição.

É importante notar que o reconhecimento não vem só através de prémios, mas muito da confiança crescente que os parceiros de referência da UMNSC, como o município do Montijo, o Instituto da Segurança Social, a APM-RedeMut, entre outros, têm na UMNSC.

Daí contarem com a União Mutualista para novos desafios e novas responsabilidades que a associação tem vindo a abraçar e que têm tornado ainda mais importante e transversal a sua presença e intervenção na comunidade.  

É este o compromisso da UMNSC.

Pedro Santos, Presidente do Conselho de Administração da UMNSC

APM