. APM-RedeMut toma hoje posse do Plenário do Conselho Económico e Social e passa a ser a única representante do setor mutualista português para os próximos 4 anos

. No evento, que conta com o Presidente da República e com a Ministra Ana Mendes Godinho, será apresentado o livro 30 Anos de Conselho Económico e Social

Lisboa, 25 de janeiro de 2023 – A Associação Portuguesa de Mutualidades toma posse do Plenário do Conselho Económico e Social (CES), hoje, às 14h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Este novo mandato é especialmente importante porque a APM-RedeMut passa a ser a única representante do setor mutualista português no CES, ao contrário da representação repartida com a União das Mutualidades, que existia até agora. A partir de hoje, a Associação Portuguesa de Mutualidades representa para os próximos 4 anos, o setor mutualista no Conselho Económico Social. Uma vez que passa a ser efetiva e suplente, a APM- RedeMut vai estar representada pela sua presidente Paula Roseira e pelo seu vice-presidente, Fernando Amaro, que tomarão posse.

Paula Roseira, presidente da APM-RedeMut, reforça que ‘a participação da APM no plenário e nas comissões especializadas é uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao movimento e informar sobre a relevante ação das associações mutualistas, na construção de um modelo de proteção social, que garante a todos os seus associados o acesso a cuidados de saúde, previdência e apoio social humanizados contribuindo, assim, para uma sociedade mais equitativa e inclusiva’.

Sendo o mutualismo essencialmente um sistema solidário de entreajuda, criado para apoiar as pessoas nas adversidades faz todo o sentido que a associação que representa 80% do setor tenha um papel ativo no debate e no contributo para soluções que promovam e melhorem o crescimento e fortalecimento da economia social.

O CES é um órgão de consulta extremamente relevante que tem como principais objetivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas. É por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os Parceiros Sociais e restantes representantes da sociedade civil organizada.

A APM-RedeMut espera que este órgão possa acompanhar a sua preocupação de implementação de um plano nacional estratégico para a economia social, que incorpore as recomendações da Comissão Europeia contidas no Plano de Ação Europeu para a Economia Social.

A tomada de posse do Plenário do CES começa às 14h30, seguindo-se a abertura oficial do evento às 16h com discurso de Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico e Social. Teresa Violante e Miguel Poiares Maduro terão a responsabilidade de (re)pensar o CES. O encerramento está a cargo de Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

No mesmo local, mas às 16h, será apresentado o livro “30 anos de Conselho Económico Social”. A obra, da autoria de Pedro Tadeu, foi escrita por altura das Comemorações dos 30 anos do Conselho Económico e Social (CES) e relata alguns factos, que se cruzam com a história recente do país, através de testemunhos de personalidades relevantes na vida da instituição e, por conseguinte, de Portugal.

APM