Como é possível? Uma terapia tão suave, relaxante, sem manipulações, sem grande esforço para o terapeuta, que funciona apenas com movimentos em áreas específicas do corpo, ter resultados tão eficazes? Há oito anos que ouço estas perguntas dos meus clientes e alunos, vezes sem conta.
A terapia de Bowen está revolucionando o campo das terapias complementares! Uma das terapias manuais mais suaves e não evasivas do mundo, está em Portugal há vários anos, e, está a mudar vidas e oferecer qualidade de vida.
Mas o que é esta terapia?
A terapia Bowen, é uma técnica corporal holística, aplicada no tratamento de problemas músculo esqueléticos ou neurológicos, incluindo lesões desportivas agudas e condições crónicas ou orgânicas. É suave e relaxante e não usa manipulação forçada.
A técnica foi criada por Thomas Ambrose Bowen (1916-1982) na Austrália. Embora o senhor Bowen não fosse médico, ele alegou que a terapia poderia redefinir a resposta à dor do corpo e ativar os mecanismo de autocura.
Segundo a Bowtech (Bowen Therapy Academy of Australia – sede da técnica original Bowen), esta terapia atua no sistema nervoso autónomo, inibe o sistema nervoso simpático (sua resposta de luta ou fuga) e activa o sistema nervoso parassimpático (sua resposta de relaxamento e digestão).
Um tratamento de terapia de Bowen consiste numa sequência de pequenos movimentos com pressões variadas, em locais específicos do corpo. O tratamento é agradável – os terapeutas usam manobras leves e cruzadas sobre músculos, tendões ou ligamentos sem manipulação forçada. Estes movimentos envolvem o alongamento suave da fáscia – o tecido mole que cobre todos os músculos e órgãos do corpo para promover o alívio da dor através do estímulo do sistema nervoso.
A técnica de Bowen é segura para uso em qualquer pessoa, de recém-nascidos a idosos e para qualquer queixa musculo-esquelética ou neuromuscular relacionada. É um tratamento holístico que trata a pessoa como um todo e visa tratar a causa dos problemas, e não os sintomas.
Um tratamento normalmente dura entre 30 minutos e uma hora. Ele pode ser aplicado através de uma camada de roupa leve, ou directamente na pele. Durante este tempo, o terapeuta pode sair da sala por períodos de dois a cinco minutos de cada vez. Isso dá tempo para que o corpo responda ao tratamento e para que as mudanças necessárias ocorram antes de iniciar a sequência seguinte de movimentos.
Sendo a terapia de Bowen uma técnica que me apaixona, que tenho estudado e aperfeiçoado ao longo dos últimos anos da minha vida e tantos benefícios tem trazido a mim e aos meus familiares, amigos e clientes, não poderia perder a oportunidade de oferecer esta técnica também aos meus alunos das actividades seniores e aos sócios da Associação de Socorros Mútuos “4 de Setembro de 1862”, no Funchal, com a qual colaboro há vários anos, onde o feedback tem sido extremamente positivo, eis alguns testemunhos:
“Tive uma tendinite… após medicação e várias sessões de fisioterapia sem sucesso, decidi recorrer á terapia de Bowen… Após algumas sessões fiquei óptima”
“…as melhorias se registaram logo no início dos tratamentos”
“…fez milagres no meu pulso”
“…fiz várias vezes com resultados muito positivos na minha saúde física e a nível mental”
“…tive a enorme sorte de ter feito a terapia de Bowen e, hoje estou muito melhor”
“…os resultados foram óptimos”
Artigo de Dilia Afonseca (Yoga Terapeuta) da Associação de Socorros Mútuos “4 de Setembro de 1862”