A Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) define a Fisioterapia como um serviço de saúde prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Tem como objetivo maximizar a qualidade de vida e potencial de movimento de cada pessoa. Deste modo, o fisioterapeuta pode e deve atuar não só no tratamento de lesões, mas também na sua prevenção, de forma a manter um estado físico mais saudável, fundamental para o bem-estar.
Por este motivo, áreas da Fisioterapia que visam a prevenção de lesões e a promoção da saúde são igualmente importantes às áreas que têm como objetivo o tratamento das lesões já instauradas, sendo capaz de dar resposta a diversos quadros clínicos sejam eles temporários ou crónicos. O fisioterapeuta é um profissional apto a evitar e tratar lesões de indivíduos de todas as idades. A primeira abordagem deve ser uma avaliação detalhada e individualizada que permita identificar disfunções existentes e possíveis fatores de risco responsáveis pelo aparecimento de lesões.
A partir daí, deverá elaborar um plano de prevenção e/ou tratamento tendo sempre em atenção as características de cada um e dando resposta às necessidades de cada pessoa, podendo trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde e familiares/cuidadores de forma a maximizar o seu bem-estar que deve ser não só físico, mas também emocional, psicológico e social.
Fisioterapeuta / Osteopata Filipa Miranda da Clínica Previdência Saúde, d’A Previdência Portuguesa – AM