Terminado mais um o ano letivo é tempo de reflexão. Será que o meu filho fala dentro do que é esperado para a sua idade? E a leitura e a escrita dele já deveriam estar mais desenvolvidas? Como é que o poderei ajuda?

Desde os primeiros meses de vida que devemos estar atentos a sinais que os nossos pequenos nos podem transmitir quanto a futuras dificuldades na linguagem, quer seja ela expressa através da fala ou da leitura e escrita.

Ao longo do desenvolvimento da criança, vocabulário reduzido, troca ou omissão de sons na fala ou dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita podem ser sinais de que o seu filho precisa de algumas estratégias da área da Terapia da Fala.

A Terapia da fala pretende prestar cuidados de saúde tanto a crianças como adultos as áreas da comunicação, linguagem (oral e escrita), articulação verbal, fluência e mastigação/deglutição. Assim, sempre que se verificar alguma modificação no domínio destas áreas, é importante recorrer-se a um especialista: o terapeuta da fala.

Quando é que devo recorrer a um Terapeuta da Fala?

Pensar que devemos esperar para a criança começar a falar para recorrer a uma avaliação em Terapia da Fala é um erro. Pelo contrário, quando mais cedo começar menos tempo necessitará e menos dificuldades teremos futuramente ao nível da comunicação.

A que sinais devo estar atento quanto à comunicação do meu filho?

Entre os 0 e 1 ano, são sinais de alerta a criança não dirigir a atenção para as vozes ou sons, não reconhecer a voz da mãe/pai ou principal cuidador ou não produzir sons.

Entre o 1 e os 3 anos, se a criança recorrer principalmente a gestos para comunicar associados a sons (apontar, pegar na mão do adulto para o que pretende, etc) podem indicar-nos dificuldade na aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Mais tarde, entre os 3 e os 5 anos é suposto desenvolver não só as capacidades de linguagem da criança (conhecer os nomes dos conceitos, elaborar frases etc) como também da articulação dos sons. Assim, acrescentamos a sinais de alerta não só as dificuldades na produção de palavras e frases como a forma como diz as palavras (se omite, troca ou distorce sons), deve procurar uma avaliação especializada.

A partir dos 5 anos é necessário estar atento às capacidades de consciência dos sons que a criança demonstre e que com isso, sejam as bases para a aprendizagem da leitura e da escrita. Se entre os 5 e os 6 anos a criança não demonstre consciência fonológica, mostrando dificuldade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita também deverá ser despistada qualquer dificuldade nesta área. Terminar o primeiro ano escolar com dificuldades ao nível da consciência fonológica são sinais evidentes a considerar.

Lembre-se, a avaliação atempada e a implementação de estratégias facilitadoras da comunicação e do desenvolvimento do seu filho podem evitar futuras dificuldades na autoestima, interação social, desempenho escolar do seu filho. Recorrer a um Terapeuta da Fala pode fazer a diferença no desenvolvimento do seu filho, deixando estratégias positivas que o acompanham para toda a vida.

Sónia Lopes | Terapeuta da Fala | Clinica A Lacobrigense

APM