A 28 de julho assinala-se o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Este combate assenta na prevenção e no diagnóstico precoce das várias hepatites.
A Hepatite A é transmitida por contacto com a pessoa infetada ou por contaminação de água ou alimentos com material fecal que contém o vírus. Este tipo de hepatite é mais prevalente nos países menos desenvolvidos, isto é, sem rede de saneamento básico e água potável.
Por seu lado, a Hepatite B e C são transmitidas pelo sangue, por via sexual, de mãe para filho e por material contaminado (agulhas e seringas) partilhado entre os toxicodependentes.
Como se prevenir das Hepatites Virais?
- Lavar bem as mãos antes das refeições e após o uso da casa de banho.
- Lavar e cozinhar bem os alimentos antes de os consumir.
- Não tomar banho em riachos perto de esgotos abertos.
- Usar preservativo nas relações sexuais.
- Não partilhar objetos de uso pessoal, como giletes e tesouras das unhas.
- Não partilhar nenhum objeto que tenha tido contacto com sangue, como seringas e agulhas.
A Hepatite é uma inflamação aguda ou crónica do fígado por várias causas, sendo mais frequentemente devida a uma infecção viral. Dois tipos de vírus – B e C são duas principais causas de cirrose hepática e do cancro do fígado.
Em Portugal, a doença hepática vírica tem um peso significativo que em termos individuais com implicações na qualidade de vida dos doentes quer pelo impacto social e económico. Uma vez que as hepatites por vírus B e C resultam, numa significativa percentagem em doença crónica avançada (a cirrose), esta situação leva ao aumento dos cuidados hospitalares e por consequente ao aumento das despesas em saúde.
Em Portugal a doença hepática crónica é a quinta causa de morte precoce. O risco de cancro hepático em quem tem cirrose é de 40% ao fim de 10 anos.
Sendo importante promover a compreensão de dimensão e da importância das hepatites víricas na sociedade; mobilizando todos os portugueses a realizarem testes de rastreio.
Daí a criação do Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais.
Vacine-se

Dr.ª Virgínia Fonseca | Médica da Benéfica e Previdente (Clínica Geral)