O Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio arrancou, formalmente, a 5 de dezembro de 2007. Desde então, dos cerca de 5 mil colaboradores que constituem o Grupo Montepio, mais de 1 900 integram a Bolsa de Voluntários, garantindo a afetação de 16 horas de trabalho/ano à realização de projetos solidários, muitas das quais também asseguradas por colaboradores aposentados.

Não sendo um projeto pioneiro, ou inédito, no nosso país, o Programa de Voluntariado acabou por assumir-se como força impulsionadora da responsabilidade social interna no Grupo Montepio, galvanizando esforços de norte a sul do país e reforçando a natureza solidária da organização e das suas equipas; mas também como um instrumento poderoso de relação e parceria com stakeholders e com a comunidade em geral, e como forma de concretização de projetos junto de instituições de solidariedade social, para os quais estas nem sempre dispõem dos meios humanos ou financeiros.

Complementarmente, o Programa de Voluntariado do Grupo Montepio constitui ferramenta da maior relevância para os colaboradores voluntários, seja pelo desenvolvimento de competências pessoais e profissionais que promove, seja pelo incremento dos níveis motivacionais, seja, ainda, pela forma como contribui para o reforço de proximidade entre a organização e as suas equipas.

No Grupo Montepio, o Voluntariado Corporativo é desenvolvido em quatro áreas fundamentais – social, ambiental, proteção animal e cultural – e concretizado a partir de dois grandes eixos: Voluntariado Coletivo e Voluntariado Individual ou de Competências.

A partir do Voluntariado Coletivo, o Grupo assegura atuação em áreas de intervenção como a requalificação de espaços de instituições de solidariedade social, proteção e preservação ambiental, inclusão desportiva e proteção dos animais. Na esfera do Voluntariado Individual ou de Competências, a ação é orientada à Literacia Financeira, nomeadamente a partir do Programa de Educação Financeira para Crianças e Adultos.

Às ações pontuais realizadas ao longo do ano associam-se os projetos próprios, desenvolvidos pela equipa do Gabinete de Responsabilidade Social e diretamente apoiados por dinamizadores locais – colaboradores das diferentes empresas que constituem o Grupo Montepio que, pelo país, asseguram a ligação entre o Gabinete de Responsabilidade Social, as entidades locais e os restantes voluntários do Grupo.

São muitas as atividades realizadas e muitos os projetos cumpridos, com destaque para o Mês do Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio e para ações e programas como o Voluntariado em Família, que integra as famílias dos colaboradores; o Programa Intervenção Social (PIS), realizado em bairros sociais a partir de parcerias locais; o Projeto Voluntários com Causas Próximas; os Jantares Solidários ou projeto Pequenos Arranjos.

Ao longo dos últimos dois anos, e por razões que se prendem com a pandemia, as ações presenciais foram substituídas por projetos de competências, concretizados a partir de formação online, que garantiram a continuidade das ações e da participação e intervenção dos voluntários a nível nacional.

Só entre 2014 e 2020, o Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio realizou mais de 470 ações de voluntariado, corporativo e de competências, que permitiram 4000 participações ativas dos voluntários do Grupo. Números que nos enchem orgulho e de enorme satisfação pelo modo como também contribuem a redução das desigualdades e para o reforço da justiça e da coesão social no nosso país.

Maria Angélica Aires, Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social da Associação Mutualista Montepio

APM