No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Juventude, neste artigo, daremos a conhecer um projeto que iniciámos em 2018.

A caminho da 4.ª edição, anualmente atribuímos 5 Bolsas de Estudo Mutualistas. Resultado da consignação de IRS (0,5% do total do imposto que pagaram ao Estado a uma instituição), a nossa Associação A BENEFICÊNCIA FAMILIAR – ASM aplica parte do dinheiro angariado na criação de 5 bolsas de estudo destinadas a jovens alunos prestes a ingressar pela primeira vez no Ensino Superior.

Para formalizarem a sua candidatura, à data da mesma, os candidatos terão que ser nossos Associados há, pelo menos, 1 ano e a seleção final dos contemplados recairá nos cinco que reunirem melhores resultados académicos.

Com esta iniciativa, A BENEFICÊNCIA FAMILIAR busca estimular o investimento na Educação e qualificação dos jovens, proporcionando melhores condições aos seus associados no acesso ao Ensino Superior, bem como aumentar cada vez mais o número de associados jovens na nossa família mutualista.

A divulgação do regulamento e dos vencedores é feita nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no nosso site www.abfamiliar.pt

É, posteriormente, realizada uma pequena cerimónia de atribuição das bolsas, para a qual convidamos os encarregados de educação, responsáveis dos estabelecimentos de ensino de onde são oriundos os alunos vencedores, assim como das Instituições de Ensino Superior de acolhimento, nomeadamente a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto. Também os Vereadores da Câmara Municipal do Porto, ligados à Ação Social, à Educação e à Juventude têm comparecido, assim como representantes das instituições de nível superior em que estamos filiados, como a APM-RedeMut.

Assim, dirigimo-nos aos jovens:

“Terminaste o 11.º ano de escolaridade? Não esperes mais! Dirige-te à nossa Sede e inscreve-te como associado. Se fores menor, terás de vir acompanhado pelo teu encarregado de educação e ambos deverão fazer-se acompanhar do respetivo documento de identificação. Podes, em alternativa, fazer uma pré-inscrição no nosso site em https://www.abfamiliar.pt/associados.html ou contactar-nos através do nosso endereço de e-mail  [email protected]

A caminho dos 145 anos, queremos que faças parte da nossa História!”

O regulamento das bolsas de estudo pode ser consultado em: https://www.abfamiliar.pt/uploads/1/2/6/1/126119848/regulamento_bolsas_de_estudo_2021_2022.pdf

Artigo de: Liliana Costa – colaboradora d’A Beneficência Familiar – ASM
APM