Atenta à nova realidade que Portugal vive, e conscientes que o isolamento acarreta riscos psicológicos, a Fundação S. João de Deus coloca a partir de agora ao dispor da comunidade uma Linha de Apoio Psicológico – ESCUTATÓRIO

Atenta à nova realidade que Portugal vive, e conscientes que o isolamento acarreta riscos psicológicos, a Fundação S. João de Deus coloca a partir de agora ao dispor da comunidade uma Linha de Apoio Psicológico – ESCUTATÓRIO, para apoiar quem mais precisa e/ou se encontre em situação de isolamento. A Fundação dispõe de uma equipa de psicólogas, disponíveis para acompanhar/apoiar no planeamento das atividades de vida quotidiana que promovam a estabilidade emocional e a qualidade de vida.

A iniciativa prevê o reencaminhamento para a Junta de Freguesia ou para outros grupos de apoio que possam intervir ao nível da entrega de medicação e/ou alimentos. O apoio psicológico é gratuito e tem abrangência nacional. O custo das chamadas é da responsabilidade de quem ativa o contacto (chamada para telemóvel MEO). Os contactos disponíveis são: 924 101 462 / 961 962 828 / 967 072 421.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, paralelamente, estão a ser contactadas todas as pessoas que têm por hábito participar nas atividades dinamizadas pela Fundação e outros que apoiam o trabalho dos Irmãos de S. João de Deus, para saber se estão bem e se precisam de ajuda. Diariamente, são lançadas mensagens nas redes sociais com o objetivo de informar e cuidar à distância: são inseridas notas no Facebook “Dica: Como manter a sua saúde mental em casa”, com base na informação disponibilizada pela OPP e “Lembrete do Dia”, baseada na informação veiculada pela DGS. Estas são algumas das formas que a Fundação S. João de Deus encontrou para manter viva a sua missão. A Fundação coloca-se ao dispor de quem está a precisar de ajuda para manter a sua saúde mental e para cuidar de quem está mais necessitado e sozinho, como fazia S. João de Deus. Porém, desta vez, são ativados todos os recursos disponíveis, à distância.

Fonte: Revista Dignus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!