O presente volume corresponde ao relatório final do Estudo de Avaliação de Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), enquadrando-se no âmbito do Plano Global de Avaliação do Portugal 2020 (PGA PT2020) e dos PO ISE, POR Lisboa e POR Algarve. Corresponde à primeira avaliação específica do programa CLDS. Teve como objetivos:

a) identificar o grau de eficácia e eficiência e os impactos do Programa no QREN, face aos objetivos propostos;

b) explicitar a forma como as intervenções apoiadas no QREN produziram os efeitos observados, em que circunstâncias e em que contextos o fizeram e os fatores críticos de sucesso (e de insucesso);

c) estabelecer evidência sobre o racional que sustenta o Programa CLDS do QREN;

d) aferir, à luz dessa evidência e dos elementos de contexto regulamentar, socioeconómico e organizacional que enquadram a implementação do PT2020, a adequação dos instrumentos de apoio previstos no atual período de programação face aos objetivos que prosseguem e identificar eventuais necessidades de ajustamento que favoreçam a eficácia, eficiência e sustentabilidades das intervenções.

Os resultados da Avaliação de Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) foram recentemente apresentados em Lisboa num Seminário organizado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
Para saber mais consulte os documentos no link:

http://poise.portugal2020.pt/documents/10180/36983/Avaliacao_Impacto_CLDS.zip/e1e511c0-5d6e-4d08-b400-33d374279e28